É um exame realizado no consultório, com o paciente sentado, sem a necessidade de sedação ou anestesia geral. O médico aplica um spray anestésico no nariz, que pode ser dispensado caso haja qualquer impedimento, e introduz um fino endoscópio rígido ou flexível pelas narinas do paciente.
⠀
Com esse exame é possível verificar o interior das cavidades nasais e da rinofaringe ou nasofaringe – parte que fica atrás da “campainha” (úvula) na garganta, orofaringe (região das amigdalas) e a laringe (“cordas vocais”). As imagens são visualizadas em um monitor de vídeo e documentadas em forma de vídeo e fotografia, para laudo do exame.
⠀
Este exame é indicado para avaliar todas essas regiões “internas” (mucosa) do nariz, boca, faringe e laringe. Para avaliar casos de rouquidão ou alteração da voz e para investigação de câncer nessas estruturas.
Este exame também é conhecido por outros nomes: videonasofibroscopia, nasofibroscopia, videonaso com óptica flexível, videonaso com telescópio rígido, videoendoscopia nasal, videotelescopia nasal, endoscopia endonasal com óptica rígida ou flexível, nasoscopia, endoscopia nasal.
⠀
ESTE EXAME É REALIZADO NA CLÍNICA CUIDAR JUNDIAÍ,
(DRA ALINE P. MIAZAKI – CIRURGIÃ DE CABEÇA E PESCOÇO – CRM 150.555)
⠀⠀
Esclareça suas dúvidas e a indicação deste exame na consulta médica.